Sintero participará de reunião com Presidente da ALE/RO para tratar sobre enquadramento da Educação como atividade essencial em Rondônia

O sindicato foi recebido pelos deputados Ismael Crispin, Cássia Muleta e Geraldo da Rondônia, que afirmaram apoiar a luta da entidade para que o Governador de Rondônia, Marcos Rocha, vete o PL 1.170

Assessoria
Publicada em 07 de julho de 2021 às 09:50
Sintero participará de reunião com Presidente da ALE/RO para tratar sobre enquadramento da Educação como atividade essencial em Rondônia

A Direção do Sintero esteve na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO) nesta terça-feira (06/07), dialogando com alguns parlamentares estaduais sobre a aprovação do Projeto de Lei nº 1.170/2021, de autoria do deputado estadual Eyder Brasil (PSL), que enquadrou a Educação como serviço essencial em Rondônia. O Sintero questionou a exclusão do representante da categoria nas discussões sobre o projeto e solicitou reunião com o presidente da ALE/RO, Alex Redano, que ficou marcada para o dia 07/07.

O sindicato foi recebido pelos deputados Ismael Crispin, Cássia Muleta e Geraldo da Rondônia, que afirmaram apoiar a luta da entidade para que o Governador de Rondônia, Marcos Rocha, vete o PL 1.170. Os parlamentares explicaram que a matéria tramitou na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE/RO (CCJ) e teve 16 assinaturas dos deputados estaduais. Posteriormente, o texto foi levado ao plenário e teve aprovação da maioria dos votantes. O sindicato também foi atendido pelo deputado Adelino Follador, mas este não posicionou-se oficialmente em concordância com a entidade.  

O Sintero argumentou que a Educação é um direito básico garantido na Constituição Federal e considerada essencial em todas as formas, sendo elas remota ou presencial, não havendo necessidade desse enquadramento, pois em nenhum momento a categoria paralisou suas atividades, pelo contrário, teve que fazer investimentos em equipamentos tecnológicos para atender os estudantes rondonienses através das aulas virtuais. Os Diretores da entidade defenderam o retorno das aulas presenciais após completa imunização da categoria, com aplicação da 1ª e 2ª doses das vacinas ou dose única, como principal condição para um retorno seguro nas instituições de ensino.  

Desde a aprovação do PL 1.170, o Sintero iniciou uma campanha nas redes sociais, solicitando o veto do Governador de Rondônia que teve adesão imediata da categoria. Mediante conversa com os parlamentares, o sindicato solicitou que, caso seja atendido, o veto seja preservado na Casa de Leis. A reivindicação da categoria será feita formalmente ao presidente da ALE/RO na próxima audiência.  

“Acreditamos que a Educação sempre foi essencial, não tendo necessidade da aprovação de projetos como este que visam, sobretudo, atender aos interesses dos grandes empresários. Nossos representantes políticos deveriam demonstrar na prática que realmente se importam com o ensino público, destinando mais investimentos para que as escolas tenham condições sanitárias para receber a comunidade escolar quando o retorno for possível. Não queremos discursos vazios e, sim, ações concretas”. Disse a presidenta do Sintero, Lionilda Simão.  

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook