TJRO promove live sobre protagonismo da mulher negra e equidade racial
As convidadas compartilharam suas vivências e a importância das mulheres negras ocuparem espaços de poder no sistema de justiça
O protagonismo das mulheres negras e a equidade racial foram destaque no bate-papo promovido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, na última sexta-feira (25).
Com mediação da servidora do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) Débora Honorato, o debate contou com a participação das juízas Ângela Maria da Silva e Paula Carine Matos de Souza e da assessora-chefe de Comunicação do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e no Acre (MPT-RO/AC), Marcela Bonfim.
As convidadas compartilharam suas vivências e a importância das mulheres negras ocuparem espaços de poder no sistema de justiça. “A comunicação é uma conquista do povo negro, um povo que não teve o direito de se comunicar e hoje fala. Estar dentro desse sistema significa continuar lutando por esse direito que ainda não chegou a todos”, disse Marcela sobre o impacto de estar à frente da comunicação do MPT-RO/AC.
A juíza Ângela Maria compartilhou como foi perceber que poderia ocupar espaços diferentes daqueles que seus avós e pais ocupavam. “Segui essa trajetória de estudar e tentar sair desse lugar de invisibilidade que as pessoas negras, principalmente as mulheres, são colocadas, percebi que só chegaria a um espaço de poder mediante o estudo”, disse.
“Somos a maioria populacional, mas a minoria nos espaços de poder. Pensar na representatividade é pensar que outras mulheres negras olhem e pensem que também podem sonhar e ocupar esses lugares, além do Poder Judiciário”, afirmou a juíza Paula Carine sobre a importância da representatividade não somente como algo que alguns poucos puderam alcançar, mas que outras pessoas olhem e também sonhem.
Resistência e inspiração
“A presença de mulheres negras no sistema de justiça é a prova viva de resistência, competência e transformação: mais do que superar obstáculos, nós estamos abrindo caminhos e ocupando espaços por direito, este encontro celebra trajetórias e reforça a importância de avançarmos”, concluiu a mediadora Débora.
Confira
A live foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do TJRO no Youtube, diretamente do Espaço Sustentável no edifício-sede em Porto Velho, e está disponível na íntegra no link.
Presidente da OAB Rondônia lidera luta nacional em defesa da sustentação oral e garante vitórias históricas para a advocacia
Ao longo dos últimos dois anos, Márcio se destacou nacionalmente por sua liderança na luta contra atos normativos que ameaçavam esse direito
Réu na trama golpista, general diz ter ouvido “monólogo” de Bolsonaro
Estevam Teóphilo foi interrogado pelo STF como parte do núcleo 3
Moraes dá dez minutos para militar tirar farda e participar de oitiva
Réu cumpriu a determinação e apareceu com uma camiseta para depor




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook