Unidos, mais de 500 advogados da OAB-RO levam mensagem de cidadania e paz a 400 escolas estaduais em Rondônia

A mobilização envolveu as 18 subseções e teve o objetivo de levar uma mensagem de cidadania e paz para mais de 200 mil estudantes

Ascom OAB/RO
Publicada em 11 de maio de 2023 às 17:30
Unidos, mais de 500 advogados da OAB-RO levam mensagem de cidadania e paz a 400 escolas estaduais em Rondônia

“Ontem nós plantamos sementes do amanhã. Fomos a mudança que queremos no mundo”. A afirmação é do presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, idealizador da ação “Advocacia pela Paz nas Escolas”, realizada na quarta-feira (10/05) em todo o estado de Rondônia. Em algumas escolas, a ação seguiu nesta quinta-feira (11).

A ação foi realizada nos três turnos e envolveu a advocacia da capital e do interior, totalizando mais de 500 profissionais presentes em mais de 400 escolas estaduais. A mobilização envolveu as 18 subseções e teve o objetivo de levar uma mensagem de cidadania e paz para mais de 200 mil estudantes.

Conforme Márcio Nogueira, este é um marco para a advocacia rondoniense e a OAB-RO, uma vez que a iniciativa representa um esforço em massa para engajar a juventude do estado em busca da paz nas escolas. “A advocacia e as instituições de ensino acolheram a iniciativa com entusiasmo. Nós ficamos muito felizes com o resultado”, disse.

A vice-presidente da OAB-RO, Vera Paixão, ressaltou o poder unificador da ação. “A advocacia pela paz nas escolas foi uma demonstração magnífica de união e proatividade. Nossos advogados voluntários se posicionaram como verdadeiros defensores da paz e da cidadania”, afirmou Paixão.

A secretária-geral, Aline Silva, levando a mensagem para alunos da Escola Araujo Lima nos períodos matutino e vespertino, destacou o compromisso da OAB-RO com a formação da consciência cidadã. “Não estamos apenas formando futuros profissionais do direito, estamos construindo futuros cidadãos conscientes de seus direitos e deveres”, ressaltou Silva, que ainda lembrou que um dos alunos participantes perguntou: “Se eu não estiver mais aguentando ser vítima de bullying, eu posso falar com a diretora? Esse tipo de pergunta nos mostra o quanto devemos participar e estar atentos à vida das nossas crianças e adolescentes”, diz.

Na Escola Estadual Carmela Dutra, Larissa Rodrigues, corregedora e ouvidora da OAB-RO, reforçou a importância da paz nas escolas. Para ela, o envolvimento ativo da advocacia na educação dos jovens é necessário. “Estamos plantando sementes para um futuro de paz e respeito. Através do diálogo e da educação, podemos transformar a realidade de nossas escolas e, consequentemente, de toda a sociedade”, disse Rodrigues.

O diretor-tesoureiro, Marcos Donizetti Zani, que acompanhou a advocacia de Ouro Preto do Oeste na ação aos estudantes, também compartilhou seu entusiasmo pela iniciativa e acredita que as lições aprendidas terão um impacto duradouro. “O conhecimento é a chave para uma sociedade mais justa e pacífica. Com essa ação, estamos dando aos nossos jovens as ferramentas necessárias para que eles possam construir um futuro melhor. Queremos que os alunos sejam replicadores dessa mensagem de paz”, concluiu Zani.

Para a diretoria da Seccional Rondônia da OAB, o resultado da iniciativa evidencia a união, o compromisso da instituição com a defesa da sociedade. “Falamos de educação e cidadania. Isso é um exemplo de como os profissionais do direito podem desempenhar um papel crucial na formação dos futuros cidadãos do país”, garante Márcio Nogueira.

E finalizou: “Estamos muito orgulhosos desta iniciativa. Acreditamos que é nosso dever como advogados não apenas representar nossos clientes no tribunal, mas também contribuir para a educação e formação dos futuros cidadãos de nosso estado”.

Vitória Jeovana, coordenadora do evento, destacou a relevância desse trabalho conjunto em Rondônia. “Estamos plantando as sementes da paz, do respeito e da cidadania nas escolas de Rondônia. Este é o papel que nós, como advogados, devemos assumir perante a sociedade. Através da educação, podemos inspirar mudanças significativas e duradouras. Não se trata apenas de formar futuros advogados, mas de criar cidadãos conscientes, que saibam de seus direitos e deveres, e que possam contribuir para uma sociedade mais justa e pacífica”, finalizou a coordenadora do evento.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook