Advogado apresentará denúncia de quebra de decoro parlamentar contra deputado Coronel Chrisóstomo do PL

De acordo com Caetano, os termos utilizados pelo parlamentar estão longe da crítica permissiva e da imunidade parlamentar prevista no Regimento Interno da Câmara Federal

Tudorondonia
Publicada em 11 de maio de 2023 às 17:16
Advogado apresentará denúncia de quebra de decoro parlamentar contra deputado Coronel Chrisóstomo do PL

O advogado Caetano Neto, presidente do Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania em Rondônia,  anunciou nesta quarta-feira (10) que irá apresentar uma denúncia envolvendo o parlamentar Coronel Chrisóstomo, do PL, por quebra de "Decoro Parlamentar". Segundo ele, o deputado fez um discurso em plenário atacando e ofendendo o Ministro de Estado e hostilizando a primeira-dama, Janja.

De acordo com Caetano, os termos utilizados pelo parlamentar estão longe da crítica permissiva e da imunidade parlamentar prevista no Regimento Interno da Câmara Federal. Dessa forma, a Comissão de Ética deverá julgar a incidência do cometimento e a sua punição, que pode ser a suspensão do mandato ou até mesmo a cassação.

O advogado ainda lembra que, no passado, o deputado Eduardo Cunha foi cassado por mentir em depoimento na comissão que investigava atos do parlamentar que fere o decoro parlamentar. Portanto, é essencial que o parlamentar se comporte de forma ética e moral no rito da ética parlamentar, "o que Chrisóstomo vem ferindo rotineiramente com seus discursos patéticos e sem fundamentos legislativos".

Caetano ressalta que qualquer cidadão pode representar um parlamentar, norma prevista no art. 9 do Código de Ética, devendo a denúncia ser apresentada à Mesa Diretora.

"O parlamentar Coronel Chrisóstomo (PL), conhecido no meio político em Brasília como 'bobo da corte' ou 'praça da alegria, é integrante do grupo de parlamentares do 'baixo clero, aquele que só serve para votar, constar número na Casa, não apresentando nenhuma produção legislativa e zero de efetividade nos debates que envolvem Rondônia e longe das questões do Brasil", disse o advogado.

Neto finaliza dizendo que, "o deputado Chrisóstomo tem usado a tribuna, recebendo dinheiro do povo de Rondônia e do país, para vociferar impropérios desvairados , hostilidades, necessitando de acompanhamento psicológico de seu comportamento, não servindo aos interesses de Rondônia, muito menos ao País, é parlamentar inútil".

Quando o parlamentar Coronel Chrisóstomo se manifestar sobre o assunto, seu posicionamento será publicado no mesmo espaço e com o mesmo destaque por neste Tudorondonia.

Comentários

  • 1
    image
    Amadeus Hastenteufel 12/05/2023

    O Advogado Caetano Neto está coberto de razão. Amigos meus, militares, afirmam que o coronel em tela causa vergonha à classe militar. O povo acaba generalizando, achando que todos os briosos militares de RO agem e pensam como o dito cujo. O que não é verdade. A falta de pudor, ética e habilidade política do referido ex-militar e agora político apenasagrada aos bolsonaristas sem juízo que ainda pastam por aí.

  • 2
    image
    MARCOS 12/05/2023

    Esse advogado deveria ter se preocupado com o aumento abusivo do IPTU em PVH e com as valas negras de esgoto que correm pelo centro de PVH. Acho que é algo mais importante para o povo do município.

  • 3
    image
    OBSERVADOR 11/05/2023

    O advogado em pauta viaja na maionese. Vai procurar o que fazer advogado decadente. Quer sair do ostracismo coloca uma abóbora em cima dos chifres ou pede a roupa emprestada da Canja e sai correndo na avenida 7 de setembro, advogado de porta de cadeia... Tenta gente como o pessoal que luta pela transposição precisando de ajuda jurídica e o "adevogado" de porta de delegacia acreditando ser o novo Xandão do Alto Madeira. Oh, coitado!!!

  • 4
    image
    Martins 11/05/2023

    A unidade federativa elegeu nesse último pleito o que há de pior no parlamento. Parlamentares sem nenhuma propositura para o bem comum. O que dizer de Rondônia nesse contexto?

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook