Vídeo: Emeron e Centro de documentação do Judiciário ganham intervenção artística

Artista Beto Deodato imprime seu talento nas paredes dos prédios

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 03 de junho de 2022 às 16:00
Vídeo: Emeron e Centro de documentação do Judiciário ganham intervenção artística

Uma imagem de trabalhadores nos trilhos de uma estrada de ferro chama atenção de quem passa em frente ao Centro Cultural e de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça de Rondônia. O prédio fica em frente à praça das Caixas d´Água, as mesmas que abasteciam o complexo da Madeira-Mamoré, o que cria uma conexão com a intervenção do artista plástico Beto Deodato.

Os trabalhos de grandes proporções e perspectivas inusitadas têm encantado espectadores, sobretudo de sua cidade natal, Presidente Prudente(SP). Convidado a ilustrar os prédios recém-inaugurados do Judiciário de Rondônia, buscou elementos locais para tocar o público de Rondônia, daí a escolha pelo motivo da ferrovia. “Gosto de mobilizar as pessoas de forma que se identifiquem com a obra”, contou.

O trabalho do artista pressupõe todo um planejamento. Primeiro ele conhece o local, verifica as medidas – no caso de Rondônia as medidas chegaram à distância. Depois compõe digitalmente as ilustrações, que podem usar desenho ou fotos. As imagens são projetadas na parede dos prédios para que Beto faça o esboço e pinte, sempre com tinta nas cores preta e branca. “Os vários tons a partir dessas cores vão dar o efeito e textura necessárias ao resultado que busco nas obras”, explicou.

Beto Deodato já ilustrou centros culturais, prédios oficiais e até restaurantes, sempre com a proposta de provocar a interação. “A arte se completa a partir do olhar do expectador”, destacou.

Cafeteria

WhatsApp Image 2022 06 03 at 14.50.13

A fachada do prédio do CCDH não é a única parede que recebeu a obra do artista. No espaço onde funcionará uma cafeteria, Beto pintou a imagem de uma criança de costas, escondida atrás de uma xícara. “Gosto de brincar com o realismo e fantasia ao mesmo tempo”, disse.

Emeron

betoDeodatoObra2

Já no prédio da Escola da Magistratura de Rondônia, local de formação de servidores(as), magistrados(as) e a comunidade em geral, a imagem escolhida tem a ver com conhecimento. Uma menina lê, sentada numa pilha de livros. A obra está em uma das colunas do pátio central da Emeron, um espaço aconchegante de convivência.

O vídeo produzido pela comunicação do TJRO traz um pouco mais das obras e da visão do artista.

Clique aqui para ver o vídeo

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook